A leitora Isabel Maria Lopes Rodrigues fotografou estas vespas em Viana do Castelo 26 de Setembro e quis saber qual a espécie. Albano Soares responde.
“Detetei este ninho dentro do contador da luz. Penso ser vespa crabro, mas não tenho a certeza. O que fazer para retirar este ninho?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratam-se de vespas do papel (Polistes sp).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“São vespas-do-papel (Polistes sp ). Nesta altura do ano são bastante agressivas. Provavelmente terá que esperar pela noite e devidamente equipada usar algo como pó de extintor ou similar (não aconselho o uso de inseticida pois contaminará tudo ao seu redor). Ou então, se for de pouco uso, esse contador só esperar mais umas semanas até que o ninho esteja desocupado”, respondeu Albano Soares.
A vespa do papel é uma espécie muito comum no nosso país. É uma espécie nativa.
Estas vespas são insectos sociais.
Se forem incomodadas podem atacar com uma ferroada dolorosa. Mas são, geralmente, inofensivas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
O conteúdo Que espécie é esta: vespa-do-papel também está disponível em Wilder.