O leitor Ernesto Pavão encontrou esta abelha em Cachão, Mirandela, a 23 de Junho e pediu para saber a espécie. Albano Soares responde.
“Mais uma vez apelo ao vosso conhecimento, desta vez para pedir a identificação de uma abelha que não me recordo de ter visto por aqui. Foi fotografada num quintal na localidade de Cachão – Mirandela, no dia 23-06-2024”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma abelha-cardadora-grande (Anthidium florentinum).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É um macho de Abelha-Cardadora-Grande (Anthidium florentinum)”, respondeu Albano Soares.
Esta é uma abelha de tamanho médio a grande que pertence à família Megachilidae. Tem abdómen preto com faixas amareladas. As fêmeas são mais pequenas do que os machos.
O ninho destas abelhas é feito em fissuras ou nos ninhos abandonados de outros insectos e é preenchido com fibras de plantas mastigadas por elas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
O conteúdo Que espécie é esta: abelha-cardadora-grande também está disponível em Wilder.