O leitor Miguel Queiroz Santos encontrou este ninho no cemitério do Alto de São João em Lisboa a 16 de Maio e pediu para saber a espécie. Albano Soares responde.
“Após ver a vossa publicação, aproveito para vos questionar se estes pequenos ninhos poderão ser de vespa asiática? Tirei as fotografias dentro de um jazigo de família no cemitério do Alto de São João, em Lisboa. Numa vez anterior que lá fui, vi uma vespa e parecia asiática a voar dentro deste mesmo jazigo”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um ninho de abelha do género Megachile sp.
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
O género Megachile tem mais de uma dezena de espécies conhecidas de abelhas solitárias em Portugal.
“Algumas espécies deste género cortam folhas que usam para fazer as células reprodutoras”, explicou também este entomólogo. Por esse motivo, estas abelhas são chamadas de abelhas-corta-folhas.
Algumas abelhas deste género fazem os ninhos em cavidades no solo, outras em muros ou madeira morta. São também conhecidas, por esse motivo, por abelhas-da-lama.
Estas abelhas são inofensivas, não picam nem mordem e são importante polinizadoras das plantas (inclusive de muitas das nossas culturas).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
O conteúdo Que espécie é esta: ninho de abelha Megachile sp. também está disponível em Wilder.