O leitor António Casimiro observou este insecto a 29 de Fevereiro no Algarve e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
“Apareceu-me esta ‘espécie de vespa’ aqui em casa (a 800 metros de Santa Bárbara de Nexe, no Algarve), em 29 de Fevereiro. Gostaria de a identificar e de saber mais sobre ela”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da vespa Ctenochares bicolorus.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma vespa parasitóide da espécie Ctenochares bicolorus (família Ichneumonidae).
Esta é uma espécie exótica. Originalmente distribuía-se sobretudo pela África subsariana, mas actualmente é conhecida a sua presença nas Ilhas Canárias, zonas costeiras mediterrânicas do norte de África e sul da Europa, noroeste da Europa, Austrália e Nova Zelândia.
As suas larvas atacam os estados imaturos de borboletas nocturnas da família Noctuidae, como a Autographa gamma e a Chrysodeixis chalcites.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
O conteúdo Que espécie é esta: vespa Ctenochares bicolorus também está disponível em Wilder.