A leitora Margarida Cruz encontrou esta abelha no Louriçal do Campo, Castelo Branco, a 13 de Abril de 2023 e pediu para saber a espécie. Albano Soares responde.
“Tenho vários conjuntos destes ninhos no alpendre, no Louriçal do Campo, Castelo Branco. Estes insetos picam/mordem? Tenho seis netas e estou preocupada”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma abelha-corta-folhas (Megachile sp.).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É uma abelha-corta-folhas (Megachile sp.) mas não consigo chegar à espécies com esta foto”, respondeu Albano Soares.
O género Megachile tem mais de uma dezena de espécies conhecidas de abelhas solitárias em Portugal.
“Algumas espécies deste género cortam folhas que usam para fazer as células reprodutoras”, explicou também este entomólogo. Por esse motivo, estas abelhas são chamadas de abelhas-corta-folhas.
Algumas abelhas deste género fazem os ninhos em cavidades no solo, outras em muros ou madeira morta. São também conhecidas, por esse motivo, por abelhas-da-lama.
Estas abelhas são inofensivas, não picam nem mordem e são importante polinizadoras das plantas (inclusive de muitas das nossas culturas).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
O conteúdo Que espécie é esta: abelha-corta-folhas também está disponível em Wilder.