O leitor Ricardo Matos fotografou este insecto em Vila Real de Santo António a 27 de Setembro de 2023 e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Andrade responde.
Ricardo Matos descreveu este insecto como sendo “negro, voador, de asas muito curtas e patas pendentes em voo”.
“Não interage com o ser humano, mas entra em casa. Tamanho aproximado de 2 centímetros de comprimento do corpo. O exemplar fotografado com modo Macro do telemóvel, estava na janela da casa de banho, atraído pela luz da tarde, uma vez que quando acendida a iluminação fluorescente do tecto, ainda se dirigiu a essa fonte de luz, que abandonou ao apagar. Obrigado por alguma informação sobre esta espécie”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma vespa da família Evaniidae.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
Parece ser uma vespa parasitóide da família Evaniidae. As larvas desenvolvem-se em ootecas de baratas, alimentando-se dos seus ovos.
O abdómen destas vespas é bastante pequeno, o que lhes dá um aspecto característico. Os adultos, quando estão activos, oscilam o abdómen para cima e para baixo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
O conteúdo Que espécie é esta: vespa da família Evaniidae também está disponível em Wilder.